HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Portugal terá ainda este ano um autocarro totalmente eléctrico *


A ideia de lançar um autocarro 100 por cento eléctrico não é nova em Portugal. Em meados dos anos 90, a empresa Salvador Caetano desenvolveu um autocarro eléctrico vocacionado para os aeroportos, mas faltou energia ao projecto que acabou por não sair da gaveta (por fraca fiabilidade das baterias). A iniciativa da CaetanoBus, do Grupo Salvador Caetano, ganha agora um novo impulso e prevê-se que, em Setembro, já circulem os dois protótipos de autocarros totalmente eléctrios, em Portugal e na Alemanha.




O presidente da CaetanoBus, José Ramos, admitiu, à agência Lusa, estar “muito confiante no projecto”, que irá custar aos cofres da empresa quatro milhões de euros. No início de 2011, deve-se dar início à produção deste transporte verde nas instalações da empresa, em Vila Nova de Gaia. O problema que se colocava nos anos 90 não se coloca a uma barreira no século XXI.




O veículo eléctrico será alimentado por baterias de lítio importadas da China, mas com o objectivo de, no futuro, utilizar energia fabricada em Portugal, uma parte do projecto que será da responsabilidade da Efacec (parceira da CaetanoBus). José Ramos garantiu que o veículo terá uma autonomia entre 100 e 150 km. “Se se considerar que um autocarro faz uma média de dez a 20 quilómetros/hora, vai permitir fazer um turno completo sem ser necessário carregar”, explicou.




Este autocarro será modelar, com um comprimento entre dez e 14 metros, espaço suficiente para 50 ou 70 lugares.“Já definimos as especificações-base e agora há todo o trabalho de engenharia pela frente em que é preciso adaptar os chassis às especificidades do autocarro eléctrico”, revelou o administrador da CaetanoBus, Jorge Pinto, acrescentando que a equipa que irá por os autocarros a circular será constituída por dez pessoas.




Sem comentários: