HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Horizon desenvolve primeira estação de abastecimento de hidrogénio pessoal


Uma estação de abastecimento de hidrogénio em cada casa. Pode ser uma visão futurista, mas esta visão não está longe de se concretizar: a Horizon Fuel Cell Technologies anunciou esta semana aquela que poderá ser uma tecnologia revolucionária. Trata-se de uma pequena estação de abastecimento e armazenamento de hidrogénio que poderá iniciar a transição para uma economia do Hidrogénio.

Para possibilitar a produção de mais equipamentos que utilizem células de combustível, a unidade permite a produção do hidrogénio in loco, evitando a dependência de outras infra-estruturas de abastecimento.

Copm a designação de HYDROFILLTM, a primeira estação de abastecimento de hidrogénio pessoal deverá ser apresentada no Consumer Electronics Show, em Las Vegas. O dispositivo pode estar ligado a cianeto de hidrogénio, um painel solar ou uma pequena turbina eólica, que automaticamente extrai o hidrogénio existente num recipiente de água para um pequeno cartucho. Este cartucho contém ligas metálicas que absorvem o hidrogénio em estruturas cristalinas, libertando o hidrogénio a baixa pressão, o que evita os problemas inerentes ao armazenamento a alta pressão.

Este método de armazenamento também cria a maior densidade energética volumétrica de hidrogénio, quando comparado com outras formas de armazenamento – mesmo sob a forma de hidrogénio líquido. Estes cartuchos dispõe de mais capacidade de energia do que as convencionais baterias, são mais baratas e não produzem qualquer efeito negativo para o ambiente em matéria de metais pesados.

A Horizon acredita que o HYDROFILLTM é o primeiro passo para a constituição de estações de abastecimento privadas para a nova geração de veículos eléctricos com células de combustível. A tecnologia de células de combustível pode melhorar o desempenho e performance de baterias e outros sistemas do género, abrindo a possibilidade para uma baixa de custos dos carros eléctricos, um aumento do nível de autonomia do veiculos, bem como a sua recarga quase instantânea.

Para já, a Honrizon decidiu experimentar a tecnologia em pequenos aparelhos portáteis como telemóveis, produtos de iluminação e vários sistemas USB, utilizando uma micro célula de combustível designada de Minipak. Ao mesmo tempo, a empresa está a aplicar a tecnologia a sistemas de maior porte, que poderão abastecer desde equipamentos de jardinagem aos transportes.

Sem comentários: