HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Barco a hidrogénio proporciona cruzeiros ecológicos nos canais de Amesterdão


O Nemo H2 é o primeiro barco construído em exclusivo para trabalhar com células de combustível a hidrogénio, destinado a cruzeiros nos diversos canais de Amesterdão. O barco tem capacidade para receber 87 pessoas e não tem qualquer emissão de gases poluentes, apenas vapor de água.

Os visitantes da capital holandesa poderão, a partir da próxima Primavera, desfrutar destes passeios ecológicos por apenas mais 50 cêntimos, montante que será canalizado para a investigação em tecnologias limpas, segundo o responsável da empresa organizadora destes passeios.

A construção do barco custou cerca de o dobro de uma tradicional embarcação a diesel que percorre os centenários de Amesterdão, precisando de ser abastecido uma vez por dia enquanto os outros barcos só precisam de o fazer uma vez por semana.

Ainda assim, os responsáveis pelo projecto orçado em cerca de 3 milhões de euros, parcialmente co-financiado pelo Estado, acreditam que os custos baixem quando se iniciar a construção de mais barcos e existirem mais infra-estruturas de abastecimento de hidrogénio.

Sem comentários: