HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Região Centro apoia criação do primeiro Ecossistema de Inovação do País


A Região Centro vai implementar um programa estratégico para a criação de um Ecossistema de Inovação, designado Inov.C, o primeiro deste género em Portugal.


O Inov.C incorporará uma oferta completa de recursos, infra-estruturas e dinâmicas desenvolvidas por várias instituições da região, com vista ao reforço da promoção e do desenvolvimento da região de Coimbra-Leiria, em quatro áreas estratégicas: Ciências da Vida (Saúde e Tecnologia), Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica, Energia e Indústrias Criativas.


Nos próximos quatro anos, o Inov.C deverá fazer com que a região de Coimbra-Leiria se transforme numa referência internacional na criação de conhecimento, inovação e empreendedorismo nas áreas estratégicas referidas. O objectivo é posicionar a Região Centro entre as 100 mais inovadoras da Europa. A iniciativa conta com um financiamento de mais de 23,5 milhões de euros do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro.


Algumas das entidades envolvidas neste processo são já referências nacionais e internacionais no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo, como é o caso da Biocant, do Instituto Pedro Nunes (a segunda melhor incubadora de base científica do mundo), ou ainda da Incubadora D. Dinis que, poucos meses após a sua inauguração, está já ocupada quase a 100 por cento.


Além destas entidades e da Universidade de Coimbra, juntam-se ainda o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, a MOR ENERGY, o Coimbra Inovação Parque, a Obitec e a Óbidos Requalifica.

Sem comentários: