HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 22 de março de 2010

GM inicia segunda fase do Project Driveway


O Grupo General Motors divulgou na quarta-feira que vai iniciar a segunda fase do Projecto Driveway, um programa de teste de um sistema de propulsão eléctrico movido a células de combustível de hidrogénio.

A primeira fase do projecto, que teve lugar há 30 meses, distribuiu 119 SUV Equinox equipados com um motor movido a electricidade nos Estados Unidos, para serem utilizados no dia-a-dia, de modo que a empresa pudesse melhorar o sistema desenvolvido.

Os veículos de teste percorreram um total de 2,08 milhões de quilómetros desde o início do programa e, de acordo com a GM, permitiram melhorar os sistemas que serão utilizados na nova geração do propulsor. A ideia é que este tenha um volume total de cerca de metade em relação ao sistema anterior – passando a ocupar o espaço equivalente a um motor de 4 cilindros. Conforme revelou a empresa, o novo veículo pode começar a ser produzido em 2015.

«Continuaremos a testar os primeiros modelos do Project Driveway para aprimorar a tecnologia de células de combustível a hidrogénio, as estruturas necessárias, bem como melhorar os objectivos dos veículos eléctricos da GM», explicou Charles Freese, director executivo das actividades ligadas às células de combustível da GM.

Um dos maiores obstáculos para a utilização em larga escala dos modelos movidos a hidrogénio, está no custo da construção das estações de reabastecimento, que custariam 2 milhões de dólares (cada). Uma rede de abastecimento com 12 000 postos nos Estados Unidos, informou a empresa, custaria o equivalente a 24 mil milhões de dólares.

Sem comentários: