HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

União Internacional de Transportes Públicos apela a uma mudança nos hábitos de transporte


" Mobilidade mais inteligente, uma vida melhor "

A edição de 2010 da Semana Europeia da Mobilidade teve lugar, entre o dia 16 e 22 do corrente, em mais de 2000 cidades europeias, entre elas Lisboa. Apoiada pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), a Semana Europeia da Mobilidade tem como objectivo levar os cidadãos a repensar os seus hábitos de transporte. Um amplo conjunto de iniciativas pretenderam promover opções sustentáveis e de mobilidade activa, tais como caminhar, andar de bicicleta e transportes públicos, como meio de resolução da inactividade física, do excesso de peso e da obesidade, diminuir os acidentes de viação e contribuir para o bem-estar físico e mental dos cidadãos.

A UITP, defensora global dos transportes públicos e da mobilidade sustentável, salienta que o transporte público contribui para a melhoria do ambiente e da saúde, melhorando a qualidade de vida nas cidades e ajudando as pessoas a "viver melhor". O transporte público tem um impacto positivo sobre:

· Ruído: O ruído do tráfego isolado prejudica a saúde de 1/3 dos Europeus, mas o problema pode ser combatido através de uma combinação de desenvolvimentos técnicos, medidas de ordenamento do território e políticas para influenciar a repartição modal e os hábitos de transporte.

· O ar puro: A poluição atmosférica é a causa de muitas infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Por passageiro, o transporte público polui 10 a 100 vezes menos que os carros, dependendo do percentual de tracção eléctrica.

· Segurança: Os acidentes de viação resultam na morte de cerca de 127.000 pessoas e ferem pelo menos 2,4 milhões na UE a cada ano, custando cerca de 2% do PIB da UE. O transporte público é 5 a 10 vezes mais seguro que os carros por passageiro/km (Organização Mundial de Saúde - OMS).

· Obesidade:1/3 da população mundial é afectada pela obesidade e excesso de peso (OMS). Os modos de viagem activos, tais como caminhar, andar de bicicleta ou de transportes públicos, é uma importante solução para o problema da inactividade física. Estudos científicos demonstram que mesmo pequenos aumentos na actividade física podem trazer enormes benefícios para a saúde (C. Bouchard, Actividade física e saúde, 2001).


Sem comentários: