HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bruxelas lança Fundo Europeu de Eficiência Energética



A Comissão Europeia lançou, a 1 de Julho, um Fundo para a Eficiência Energética (EEE-F, da sigla em inglês), como parte do Programa Energético Europeu para a Recuperação (PEER).

O novo fundo vai alocar cerca de 146 milhões de euros a partir do EEPR (3,7 por cento do EEPR total) para projectos de eficiência energética e energias renováveis. Esta contribuição da UE provém de fundos mobilizados para a EEPR em 2009, que não puderam ser imediatamente destinados a projectos nos sectores de infra-estrutura de energia eólica, off-shore e captura e armazenamento de carbono. A criação do fundo resulta de um acordo entre o Conselho de Ministros e o Parlamento Europeu em Dezembro de 2010, num proposta da Comissão Europeia.

O EEE-F vai financiar projectos em economia de energia, eficiência energética e energia renovável, especialmente em ambientes urbanos, atingindo pelo menos 20 por cento de economia de energia ou redução de emissões de CO2.

O fundo vai oferecer uma ampla gama de produtos financeiros, como empréstimos seniores e juniores, garantias ou participação accionistas.

O montante inicial era de 265 milhões de euros, além da contribuição da UE (125 milhões de euros), sendo que o Banco Europeu de Investimento vai investir 75 milhões de euros, Cassa Depositi e Prestiti SpA (CDP, Itália) 60 milhões de euros e o gestor de investimentos designado (Deutsche Bank) 5 milhões de euros. Outras instituições financeiras a nível dos Estados-Membros foram convidados, podendo aderir mais tarde. Além disso investidores do sector privado são esperados para alavancar a contribuição do sector público.

Cerca de 20 milhões de euros do financiamento serão disponibilizados como subsídios para os serviços de desenvolvimento de projectos (assistência técnica) relacionados com a preparação técnica e financeira dos projectos

Sem comentários: