HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Subsíbios aos combustíveis fósseis aumentaram em 2010




As últimas estimativas da Agência Internacional de Energia, feitas no âmbito do World Energy Outlook 2011 que será lançado em 9 de Novembro, indicam que os subsídios aos combustíveis fósseis consumidos no mundo ascendeu a 409 mil milhões dólares em 2010, acima dos 300 mil milhões verificados em 2009. Quase metade deste total é gasto em subsídios para derivados de petróleo. 

Segundo a entidade, as mudanças nos preços internacionais de combustíveis são os principais responsáveis ​pelas diferenças nos custos da subsidiação nos últimos anos. O aumento do montante global de subsídios em 2010 acompanhou de perto o aumento acentuado dos preços internacionais de combustíveis.

Desde 2009, a AIE tem fornecido elementos para apoiar o G-20 no seu compromisso de "racionalizar e eliminar gradualmente a médio prazo os subsídios de combustível fósseis ineficientes que incentivam o consumo perdulário". Muitos países estão agora a prosseguir as reformas, mas muitos obstáculos económicos, políticos e sociais terão de ser superados para operarem ganhos duradouros, de acordo com a entidade. Esta análise visa demonstrar o impacto da remoção dos subsídios aos combustíveis fósseis nos mercados de energia, nas alterações climáticas e nos orçamentos governamentais.

Fatih Birol, economista chefe da Agência Internacional de Energia, explica alguns dos principais temas do Energy Outlook 2011 World aqui.

Sem comentários: