HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Jardim zoológico usa célula de combustível para produzir energia

O Henry Doorly Zoo, no estado do Nebraska, EUA, foi pioneiro na instalação de uma célula de combustível a hidrogénio para suprir as necessidades energéticas do jardim zoológico.

O zoo é conhecido pela sua imensa floresta tropical artificial, a maior do mundo com montes, vales, quedas de água, vegetação luxuriante e animais da Ásia, África e América do Sul, o que constituiu uma oportunidade única para testar a operação, instalação, manutenção e viabilidade de utilização de uma célula de combustível. Antes de ter esta célula de combustível, o zoo utilizava dois sistemas de cogeração com 60 kw para manter as necessidades climatéricas. Só que esta unidade apresentava muito ruído, frequentes quebras e muita manutenção.

O sistema com as células de combustível permite, por exemplo, produzir gelo à noite, fora das horas de pico, para satisfazer as necessidades de arrefecimento do zoo durante o dia, e faz parte de um lote de medidas empreendidas para controlar o consumo de energia nas instalações. O projecto iniciado há quatro anos como um projecto-piloto promete agora continuar graças aos resultados positivos.

Sem comentários: