HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Projecto EDEN - Sistema de Produção e Armazenamento de Hidrogénio da Ilha de Porto Santo

Devido aos recursos limitados e à consequente necessidade de armazenamento energético das ilhas, foi necessário encontrar soluções para ultrapassar estas dificuldades. Assim devido à abertura das autoridades locais, por ser uma ilha que já possui um aproveitamento dos seus recursos renováveis, foi decidido que Porto Santo seria o local ideal para instalar um projecto-piloto de produção de hidrogénio como forma de armazenamento de energias renováveis.

A ideia deste projecto é demonstrar o potencial do hidrogénio como forma de armazenar a produção eléctrica do parque eólico em alturas de baixo consumo (alturas em que normalmente o parque é desligado, p.ex: durante a noite). Para tal foi instalado um electrolizador com 14 kW de potência que, de uma forma simplificada, irá separar a água nos seus 2 principais componentes o oxigénio e o hidrogénio através da electrólise. O oxigénio será libertado e o hidrogénio armazenado num tanque especifico para o efeito. Foram instaladas também duas pilhas de combustível de tecnologia PEM* com 5 kW de potência cada que têm como função produzir electricidade a partir do hidrogénio armazenado previamente.

As pilhas de combustível funcionam entre as 19h e as 24h todos os dias (horário de pico de consumo), e a electricidade produzida será usada na iluminação pública de algumas ruas de Porto Santo.

As vantagens deste tipo de sistemas são um maior aproveitamento dos recursos renováveis disponíveis, redução do uso de combustíveis fósseis, nomeadamente em centrais termoeléctricas e a possibilidade do uso de hidrogénio como armazenamento de energia eléctrica em ilhas e regiões remotas.

Será uma experiência piloto no âmbito de um projecto que pretende avaliar as potencialidades em Portugal no que diz respeito à produção e utilização de hidrogénio.

O verdadeiro significado e importância do projecto piloto é mostrar pela primeira vez no nosso país, como funciona em ambiente real a produção e armazenamento de hidrogénio, a produção de electricidade a partir de H2 e a integração das diferentes tecnologias do sistema, ou seja, aerogeradores, electrolizador, pilhas de combustível e os sistemas de comando e controlo para estes.

Sem comentários: