HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

República Checa Inaugura primeira estação de abastecimento a hidrogénio

A primeira estação de abastecimento a hidrogénio na República Checa vai ser inaugurada este Outono em Praga. A infra-estrutura, com hidrogénio líquido, vai ser instalada pela Linde Gas. A Linde é parceira da BMW no programa de desenvolvimento de um veículo a hidrogénio da construtora automóvel, o BMW Hydrogen7, que pode utilizar hidrogénio líquido ou comprimido em estado gasoso.

A estação de abastecimento de Praga deverá ser utilizada por um autocarro movido a hidrogénio, que está a ser construído pela Skoda no ãmbito de um programa de demonstração que pretende avaliar a utilização de combustíveis alternativos em transportes públicos. O Instituto de Investigação Nuclear de Praga integra este projecto, pelo que a energia nuclear deverá ser utilizada para produzir o hidrogénio.

A infra-estrutura tem capacidade para abastecer os quatro tanques montados no tejadilho do autocarro em cerca de 10 minutos. Orçada em cerca de um milhão de euros, esta estação de abastecimento a hidrogénio é a primeira a ser inaugurada nos países de leste da União Europeia.

Sem comentários: