HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sábado, 30 de maio de 2009

Parlamento Europeu aprova 3,89 mil milhões de euros para energia

O Parlamento Europeu aprovou um fundo de apoio de 3,89 mil milhões de euros para vários projectos de energia, que deverão ser iniciados até ao final de 2010. Os projectos fazem parte do plano de recuperação económica, avaliado em cerca de cinco mil milhões de euros, que também integra 1,02 mil milhões de euros para a ligação à Internet e o desenvolvimento rural.

A maior parte dos apoios destinados à energia, cerca de 2,37 mil milhões, estão alocados ao gás e às interconexoões eléctricas, entre as quais se encontra o pipeline a gás de Nobucco. Mais 565 milhões de euros são dirigidos para a energia eólica offshore e mil milhões para projectos de demonstração de captura e armazenamento de carbono. Os primeiros dois mil milhões de euros deverão ser gastos ainda durante o ano em curso e cerca de 1,98 mil milhões em 2010.

O foco dado às infra-estruturas de rede surge na sequência da crise do gás, que se viveu em Janeiro deste ano, quando a Rússia cortou a abastecimento de gás para a Ucrânia deixando boa parte da Europa do Leste sem electricidade e calor. Por outro lado, o Parlamento, à beira das eleições, tentou direccionar dinheiro ainda disponível para projectos de eficiência energética e de energias renováveis.

Sem comentários: