HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Torres Vedras candidata-se ao HyRaMP


A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou a candidatura do município ao HyRaMP. O HyRaMP é uma organização comunitária, que agrega municípios e regiões da União Europeia que estão a desenvolver iniciativas na área da Economia do Hidrogénio.

O município de Torres Vedras será a primeira entidade portuguesa a integrar esta organização comunitária. A participação enquadra-se no ambicioso programa de Torres Vedras em relação à Economia do Hidrogénio e que consta da candidatura do município ao projecto ECOS.

Entre outras iniciativas previstas neste âmbito está a criação de um Centro Técnico do Hidrogénio Renovável (primeira infra-estrutura nacional criada de raiz para apoiar o desenvolvimento da Economia do Hidrogénio), a revalorização de Santa Cruz como Eco-urbe, projecto em que o Hidrogénio irá desempenhar um papel relevante a vários níveis, a integração do Hidrogénio na produção eólica do concelho, optimizando os contributos desta para a rede.

Relativamente ao projecto Ecos prevê-se o desenvolvimento e teste de um candeeiro solar com back-up por pilhas a hidrogénio. Aliás, o município tem vindo a participar em várias iniciativas de demonstração das pilhas de combustível a hidrogénio (back-up das comunicações do serviço de protecção civil, sinalização de obras, e iniciativas de natureza didáctica junto da população escolar do concelho).

Torres Vedras tem ainda apoiado a realização de um Seminário Internacional anual dedicado à Economia do Hidrogénio e à Sustentabilidade, estando já em preparação o 3º Seminário a realizar em Novembro deste ano.

Sem comentários: