HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Banco Europeu de Investimento aprovou empréstimos de 750 milhões de euros para veículos limpos

O Banco Europeu de Investimentos (BEI) aprovou o empréstimo de 750 milhões de euros para fabricantes automóveis na Europa desenvolverem veículos limpos. A DAF, na Holanda, receberá 150 milhões de euros para um projecto de investigação e desenvolvimento de camiões pesados, enquanto a Ford tem um empréstimo de 400 milhões de euros para reabilitar a fábrica de Craiova, na Roménia, mais 200 milhões para todo o programa de investigação e desenvolvimento para a fábrica localizada na Alemanha.

O banco aprovou ainda 5,2 mil milhões desde Dezembro do ano passado, ou seja, nos últimos 5 meses, para a fileira da construção automóvel. Um total de 3 mil milhões destes empréstimos foram solicitados no âmbito do European Clean Transport Facility (ECTF). O ECTF faz parte do contributo do BEI para o Pacote de Recuparação Económico Europeu e a redução significativa de emissões de dióxido de carbono de automóveis através da investigação, desenvolvimento e inovação.

Outros empréstimos do sector automóvel deverão ser submetidos ao BEI ainda neste mês e em Julho, desta vez para o segmento de componentes. A subsmissão de empréstimos agendada já para Junho, deverá aumentar o apoio do BEI ao sector até aos 7 mil milhões de euros, só no primeiro semestre deste ano. Até agora os beneficiários destes empréstimos foram a BMW, Daimler, Fiat, PSA Peugeot-Citroën, Renault, Volvo Cars, Scania e Volvo Trucks.

Sem comentários: