HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Investigadores descobrem catalisador bimetálico com grande eficiência

Dois metais podem formar uma liga mais durável e entre duas a cinco vezes mais eficiente do que os catalisadores comerciais utilizados em células a combustível. A descoberta do catalisador bimetálico foi feita por uma equipa de trabalho da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, liderada por Younan Xia.

O catalisador bimetálico é construído a partir de um núcleo de paládio que serve uma espécie de "tronco" a partir do qual se desenvolvem "galhos" de platina. O núcleo mede 9 nanómetros de comprimento e cada ramo de platina mede sete nanómetros. O nome técnico desta estrutura é nanodendrito bimetálico. A técnica é inovadora porque nanopartículas destas dimensões tendem a aglomerar-se e formar grumos, deteriorando um elemento chave no desempenho de um catalisador - a sua área superficial.

O cultivo desta "árvore catalisadora" é feito num banho em que os compostos de paládio e platina são dissolvidos numa solução aquosa com uma baixa concentração de ácido ascórbico, a conhecida vitamina C. Depois de se automontar, a estrutura é robusta, estável e a estrutura em galhos garante a grande área superficial necessária a qualquer catalisador.

«Há duas formas para se fazer um catalisador melhor: uma é controlar o tamanho, tornando-o menor, o que dá ao catalisador uma grande área superficial específica em relação à sua massa. Outra é mudar o arranjo dos átomos na superfície. Nós fizemos as duas coisas», explica Xia. O arranjo a que o pesquisador se refere é a disposição hexagonal dos átomos, que foi escolhida porque se mostrou duas vezes melhor do que o arranjo quadrado para induzir a reacção de redução do oxigénio.

O governo norte-americano estabeleceu uma série de parâmetros para o desenvolvimento da Economia do Hidrogénio, na qual as células a combustível representam um elemento essencial. Um desses parâmetros estabelece a diminuição da quantidade de metais preciosos noscatalisadores das células a combustível para o equivalente a 25 por cento da quantidade utilizada hoje. Embora utilize o paládio, outro metal precioso, o rendimento do novo catalisador bimetálico é tão grande que, mantendo o mesmo rendimento eléctrico da célula, este já se aproxima da marca estabelecida.

Fonte: Pd-Pt Bimetallic Nanodendrites with High Activity for Oxygen ReductionByungkwon Lim, Majiong Jiang, Pedro H. C. Camargo, Eun Chul Cho, Jing Tao, Xianmao Lu, Yimei Zhu, Younan Xia
Science, May 2009

Sem comentários: