HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reino Unido cria infra-estrutura de suporte à Economia do Hidrogénio para 2015


O Reino Unido lançou um projecto de criação de infra-estruturas de abastecimento para suportar a Economia do Hidrogénio em 2015. Com a designação UK-HyNet, a iniciativa visa posicionar o país como um dos líderes mundiais em matéria de hidrogénio daqui a seis anos. O projecto conta com a parceria da Nissan European R&D (foto).

A ideia deste projecto é criar um programa nacional que congregue os mais diversos projectos já existentes, relacionados com hidrogénio e células de combustível, no sentido de poderem ser reconhecidos em termos internacionais. Por outro lado, com a maioria dos fabricantes de automóveis a anunciarem para 2015 o lançamento em massa de veículos movidos a células de combustível de hidrogénio, o Reino Unido quer criar as condições para ser o país de eleição deste tipo de veículos.

Deste modo, a indústria automóvel inglesa poderá ser regenerada, com impacto na produção de tecnologia inovadora, sendo que o mercado doméstico e das exportações oferece um potencial enorme não só em termos de vendas, mas também na criação de empregos. Isto significa que a economia também sairá a ganhar com esta aposta.

O UK-HyNet faz parte do Roadmap do Hidrogénio do Reino Unido, que está ainda a ser desenvolvido. O Reino Unido poderá, posteriormente, comparar o desenvolvimento da sua economia do hidrogénio com a dos seus vizinhos noruegueses. Juntamente com os veículos eléctricos, os carros movidos a células de combustível a hidrogénio fazem parte da designada mobilidade de baixo carbono.

Sem comentários: