HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cavaco Silva desafia grandes empresas a parceiras de inovação com PME*

O presidente da República, Cavaco Silva, desafiou hoje as grandes empresas portuguesas a desenvolverem parcerias de cooperação com pequenas e médias empresas (PME) que permitam alargar e estender a inovação para melhorar a competitividade.

O repto foi lançado, de acordo com fonte da Presidência da República, pelo chefe de Estado num encontro em Madrid com dezenas de empresários portugueses, com quem analisou a necessidade de aplicar a inovação e o desenvolvimento às PME, que representam uma grande parte do tecido económico nacional.

Num pequeno-almoço de debate, antes da 5ª reunião da Cotec Europa - que decorre hoje na capital espanhola - Cavaco Silva reiterou mensagens em defesa de uma maior aposta na inovação como chave essencial para fortalecer a competitividade da economia portuguesa.

De acordo com a mesma fonte, Cavaco Silva sustentou que até aqui as referências principais à inovação e ao conhecimento tendem a apontar as grandes empresas, sendo agora essencial alargar o cenário das iniciativas.

Notando que parte do esforço de alargar as iniciativas de inovação é responsabilidade dos poderes públicos, Cavaco Silva insistiu no papel que as grandes empresas podem assumir para contribuir para este objectivo.

Por isso lançou um repto aos empresários presentes - a maioria de empresas de grande dimensão - para que ajudem a dar mais competitividade às empresas mais pequenas, com parcerias que partilhem a inovação e o conhecimento.

Esta aposta é essencial, frisou, para garantir que Portugal consegue tirar partido das oportunidades que irão surgir com a retoma económica.

Para tal devem ser apoiadas a ir para mais mercados, a procurar produtos mais competitivos e continuar a apostar na inovação e no desenvolvimento.

Neste quadro Cavaco Silva destacou ainda a importância das empresas portugueses, de todas as dimensões, procurarem trabalhar cada vez mais em redes, sobretudo no que toca a redes europeias.

O pequeno-almoço de debate decorreu no Hotel Vila Magna, em Madrid, um dos mais emblemáticos do centro da capital, que foi adquirido em Novembro de 2001 pelo grupo Queiroz Pereira à família Shirayama, de Osaka.

A reunião precede o 5º encontro da Cotec Europa que decorre hoje no Palácio do Pardo, sob presidência do rei Juan Carlos e com as presenças de Cavaco Silva e do seu homólogo italiano.

*Publicado in TSF

Sem comentários: