HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

HidrogenIST participa na Solar Race de Múrcia

Após o excelente resultado obtido pela equipa portuguesa na SEM (Shell Eco Marathon), os alunos do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa foram convidados pela Agência Espanhola de Gestão de Energia (ARGEM ) para participar na Solar Race Region de Murcia. A prova, que se desenrolou no circuito de Cartagena a 3 de Outubro, tinha como objectivo apurar o melhor veículo em prova movido a energias alternativas.

Participaram nesta corrida diversos veículos que também estiveram presentes na SEM. As formas de propulsão permitidas eram gasolina, gasóleo, energia solar, hidrogénio e por fim biocombustíveis. Durante a primeira de duas mangas, para familiarização do piloto com a pista, o carro parou ao final das últimas voltas sem conseguir validar a mesma devido à falta de combustível.

«A pista de Cartagena é um circuito com muitas curvas e elevações tornando mais difícil a condução eficiente. Já com a pista e estratégia de corrida memorizada, a piloto, Ana Oliveira, conseguiu cumprir os 30 minutos regulamentares em pista assegurando um resultado equivalente a 1021km percorridos por litro de gasolina», de acordo com a equipa dos portugueses. O HidrogenIST foi o único veículo equipado com uma pilha de combustível a participar nesta prova. Por outro lado, o segundo classificado conseguiu um resultado na ordem dos 500km, o que prova desde já a potencialidade das pilhas de combustível.

Sem comentários: