HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comissão Europeia adopta plano de acção para a mobilidade sustentável

A Comissão Europeia adoptou um ambicioso plano de acção para a mobilidade urbana. O plano propõe 20 medidas concretas que vão ajudar as autoridades locais, regionais e nacionais a concretizar o objectivo de uma mobilidade urbana sustentável.

«É com grande prazer que apresento este pacote global de medidas na área da mobilidade urbana», declarou o Vice-Presidente Antonio Tajani, responsável pela pasta dos transportes. «Nunca antes a Comissão propusera medidas concretas para tornar mais fáceis e ecológicas e organizar melhor as deslocações urbanas. As medidas irão incentivar e ajudar os municípios, que estarão mais bem informados e mais bem equipados, a vencer os desafios que se lhes colocam», avançou o responsável.

O plano de acção dá sequência ao Livro Verde sobre mobilidade urbana adoptado em 25 de Setembro de 2007. O debate que se seguiu à adopção deste Livro Verde confirmou o valor acrescentado de medidas comunitárias em prol da mobilidade urbana, sem prejuízo das competências nacionais, regionais e locais.

Entre as propostas do plano destaca-se, por exemplo, o apoio a projectos de investigação e demonstração de veículos com menos ou sem emissões. Será também lançada uma iniciativa destinada a melhorar as informações de viagem e a comissão continuará a apoiar as campanhas de sensibilização do público, como a Semana Europeia da Mobilidade.

A fim de acelerar a adopção de planos de mobilidade urbana sustentável pelas autoridades locais, a comissão irá preparar materiais informativos, promove acções de formação e promoção e produzir documentos de orientação em aspectos importantes destes planos, como a distribuição de mercadorias em meio urbano e a utilização de sistemas de transporte inteligentes em prol da mobilidade urbana. A comissão irá também promover a disponibilidade de dados estatísticos harmonizados e o intercâmbio de informações, nomeadamente com os vizinhos da UE, e criar uma base de dados com informações sobre as melhores práticas de mobilidade urbana. Por último, serão optimizadas as fontes de financiamento comunitário e analisadas as necessidades de financiamento futuras. As acções serão lançadas ao longo dos próximos quatro anos.

Recorde-se que mais de 70 por cento da população da União Europeia vive em zonas urbanas e cerca de 85 por cento do PIB da UE é gerado nas cidades. O tráfego urbano é responsável por cerca de 40 por cento das emissões de CO 2 e 70 por cento das emissões de outros poluentes atmosféricos com origem no tráfego rodoviário.

Para mais informações sobre o plano de acção para a mobilidade urbana, consulte:

Sem comentários: