HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Roadmap do Hidrogénio em Portugal apresentado em Setembro

As bases da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, em fase final de elaboração, deverão ser conhecidas em Setembro. Estas directrizes integram o Roadmap do Hidrogénio em Portugal, que está a ser ultimado no âmbito do Projecto EDEN- Endogeneizar o Desenvolvimento de Energias Novas e será apresentado no II Seminário Internacional - Economia do Hidrogénio a decorrer em Torres Vedras a 22 e 23 de Setembro.

O Roadmap aponta os impactes ambientais e económicos, bem como as oportunidades de negócio decorrentes da introdução do hidrogénio no mix energético nacional. No entanto, a adopção do hidrogénio como uma das vias para reduzir a dependência energética de Portugal só poderá ser concretizada com o apanágio do Governo. Por isso, a AP2H2 já solicitou uma reunião com o ministro da Economia, Manuel Pinho, estando a aguardar o seu agendamento.

O projecto EDEN foi lançado por um consórcio de empresas e entidades científicas, visando criar e dinamizar uma plataforma tecnológica nacional para maximizar oportunidades na economia e tecnologias nacionais na área do hidrogénio. A iniciativa conta com um investimento de 4,4 milhões de euros, e um incentivo de cerca de 3 milhões de euros, do PRIME.

O EDEN é composto por seis subprojectos, um dos quais (PPS6) respeita à elaboração de um Roadmap para a Sociedade de Hidrogénio, a cargo do Instituto Superior Técnico. Os restantes subprojectos versam a demonstração (PPS2), a integração de energias renováveis com células de combustível (PPS3), o desenvolvimento de uma unidade laboratorial para o estudo e desenvolvimento de pilhas de combustível (PPS4), o desenvolvimento de tecnologias de suporte (PPS5), e a gestão, divulgação, e disseminação dos resultados do projecto (PPS1). O Instituto Superior Técnico (IST), o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) e a empresa SER são os responsáveis destas iniciativas.

Para mais informação sobre o projecto consultar http://www.h2eden.com/

Sem comentários: