HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Coreia do Sul com primeiro aterro a produzir hidrogénio puro no mundo

O primeiro aterro de resíduos a criar hidrogénio do mundo está a ser desenvolvido na ilha Nanjido, na Coreia do Sul. Os aterros produzem habitualmente uma grande quantidade de metano, gás que é rico em hidrogénio.

O aterro de resíduos encerrou portas em 1993 por ter atingido a capacidade limite, tendo canalizado o metano para aquecimento do Estádio de Seul, onde teve lugar o mundial de futebol, com 60 000 lugares. Agora, uma nova tecnologia fornecida pelo grupo sul coreano SK permitirá sequestrar o carbono do metano e produzir hidrogénio puro (99,9 por cento). A unidade deverá estar operacional em Novembro de 2010.

O hidrogénio produzido a partir do antigo aterro servirá para abastecer dois autocarros movidos a hidrogénio e dois outros veículos alimentados a células de combustível facultados pela Hyundai. Parte do hidrogénio será ainda utilizado para produzir energia eléctrica e calor para o Nanji Art Studio, na cidade de Nanjido.

Tendo em conta a baixa qualidade do ar perto de Seul, e a aposta no investimento em soluções que envolvem hidrogénio, a Coreia do Sul está a tornar-se num país que promete rápidos desenvolvimento nesta área. Vários veículos Hyundai e Kia, movidos a células de combustível estão a ser e têm vindo a ser testados nos últimos anos no país.

Juntamente com o Japão e a China, a Coreia do Sul pode estar a fornecer energia a habitações a partir do hidrogénio dentro de cinco dez anos.

Sem comentários: