HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 14 de julho de 2009

JTI lança segunda call de 140 milhões de euros

A Fuel Cells and Hydrogen Joint Technology Initiative (JTI) lançou um novo concurso (call), para o qual estão alocados 140 milhões de euros. A iniciativa visa antecipar em cerca de dois a cinco anos a entrada no mercado das células de combustível e das tecnologias energéticas do hidrogénio.

Várias equipas de investigadores deverão estudar as mais variadas aplicações detas tecnologias, desde a utilização em veículos automóveis a grandes fábricas, bem como a toda cadeia de abastecimento desde a produção de hidrogénio à demonstração do potencial existente em todo o mercado. A investigação deverá ainda encorajar a utilização de hidrogénio como combustível em autocarros e veículos movidos a células de combustível. A ideia é ajudar ao desenvolvimento do armazenamento do hidrogénio e melhorar o tempo de vida útil das células de combustível, a sua performance e custo/eficiência no sentido de poderem vir a ser utilizadas em computadores, por exemplo.

Este é o segundo concurso lançado pela iniciativa público-privada, cujo investimento global está orçado em cerca de mil milhões de euros até 2014. O Comissário Europeu da Ciência e Investigação, Janez Potočnik, acredita que: «este novo passo vem cimentar o comprometimento da Comissão Europeia e da indústria europeia em desenvolver tecnologias limpas e colocar-se na linha da frente das tecnologias verdes.

Este investimento é uma garantia da competitividade europeia e do crescimento futuro». O concurso está parcelado em 29 temas, sendo que as candidaturas podem ser apresentadas até Outubro de 2009. A selecção dos projectos será anunciada em Março do próximo ano.

Sem comentários: