HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Veleiro a hidrogénio navegará como laboratório ambiental


O primeiro veleiro a dispensar totalmente os combustíveis à base de petróleo tem a designação de Zero CO2 e é movido a hidrogénio. O veleiro será um laboratório flutuante, uma plataforma científica para estudar a poluição no Mar Mediterrâneo. O projecto, organizado pela Universidade Joseph Fourier, de França, deverá fazer sua estreia em Março de 2010.

Além das velas, o Zero CO2 possui um motor eléctrico, cuja energia é gerada por um conjunto de células a combustível alimentadas por hidrogénio. O único resíduo libertado é, assim, água pura. O barco tem 12 metros de comprimento e sua primeira missão será colectar dados científicos sobre a poluição marinha causada pela acção do homem. Esta primeira missão está prevista para durar 10 meses.
A equipe de cientistas a bordo do Zero CO2 também estudará a viabilidade da produção de "hidrogénio verde" por meio da instalação de painéis solares e turbinas de vento nos telhados das construções das regiões costeiras.

O veleiro será ainda utilizado para o teste de novas tecnologias para a geração limpa de energia em embarcações. A energia necessária para alimentar os equipamentos será gerada por painéis solares, cataventos e até por uma espécie de hélice que aproveita o deslocamento da água do mar enquanto o barco navega. Isto tornará o veleiro totalmente auto-suficiente em termos de energia.

O laboratório a bordo do Zero CO2 será equipado com instrumentos capazes de analisar dados recolhidos do ar, da água e dos sedimentos marinhos. Os investigadores estão sobretudo interessados em verificar os efeitos da poluição marinha causada pelos combustíveis à base de petróleo.A imagem apresentada é de um protótipo montado a partir de um barco com as mesmas dimensões do veleiro a hidrogénio, pois o Zero CO2 verdadeiro somente estará pronto no final deste ano, quando será apresentado durante o Paris Boat Show, de 5 a 13 de Dezembro. Os primeiros testes com o novo veleiro a hidrogénio serão feitos em Janeiro e Fevereiro de 2010, quando serão avaliados o funcionamento tanto dos equipamentos de geração de energia quanto dos equipamentos do laboratório científico. A primeira viagem, com o início da missão científica do Zero CO2, deverá começar em Março de 2010.

Sem comentários: