HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Gronelândia lança projecto de armazenamento de energias renováveis com hidrogénio



A empresa Nukissiorfii lançou o projecto H2KT, que vai criar uma unidade de demonstração de hidrogénio e células de combustível para armazenamento de energias renováveis, em Nuuk, capital da Gronelândia.

O projecto H2KT pretende investigar o potencial do uso do hidrogénio e das células de combustível no armazenamento de energia na Gronelândia. O excesso da electricidade produzida através da fonte hídrica será utilizada para a produção electrolítica de hidrogénio, que será armazenado. Nos períodos de maior pico de consumo, normalmente no Inverno, o hidrogénio armazenado será convertido em electricidade e calor, através das células de combustível.

Além do sistema de electrolítico (19.4 Nm3/hour, max.) e de células de combustível (20 kW), a unidades incluirá, ainda, um sistema de compressão e distribuição, permitindo o armazenamento do hidrogénio sob pressão em contentores de fácil distribuição.

Cerca de metade da energia produzida hoje pela empresa é proveniente da hídrica, sendo que a outra metade resulta a importação de petróleo. As pequenas cidades e vilas são as grandes dependentes desta última forma de produção de energia, uma vez que não têm condições para a utilização de energia hídrica ou de outras fontes de energia renovável em grande escala. Por outro lado, as grandes cidades deste país ainda utiliza o petróleo como reserva de abastecimento de energia.


Ora, vários estudos elaborados demonstraram que a Gronelândia tem um potencial teórico de energia hídrica suficiente para abastecer 70 por cento da Europa com electricidade. No entanto, o armazenamento é fundamental para equilibrar as flutuações sasonais no consumo de energia e para assegurar a distribuição em cidades sem potencial de produção de energias renováveis.


Sem comentários: