HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Grupo Linde desenvolve processo inovador de produção de hidrogénio a partir de glicerina

O grupo Linde está a desenvolver um processo inovador para a produção sustentável de hidrogénio, a partir de materias biogénicos. A Hydromotive GmbH, subsidiária do grupo Linde, deverá construir uma unidade de demonstração em Junho deste ano, em Leuna (Alemanha), que deverá produzir hidrogénio a partir da glicerina obtida a partir da produção de biodiesel.

«Com este processo inovador estamos a dar mais um passo no sentido da utilização de energia com baixa emissão de carbono», afirmou Aldo Belloni, membro do Conselho de Administração da Linde.

A unidade de demonstração deverá utilizar a tecnologia de pirólise e estará em pleno funcionamento a meados de 2010. O hidrogénio produzido em estado gasoso será encaminhado para a existente Leuna II, empresa de produção de hidrogénio, onde será purificado e liquefeito. Este hidrogénio liquefeito será utilizado como combustível em Berlim e Hamburgo.

A glicerina em estado «bruto», resultante do processo de produção de biodiesel, é particularmente adequada para a produção de hidrogénio tendo em conta que contém uma grande percentagem de hidrogénio. O potencial da biomassa, por hectare, pode crescer assim exponencialmente se for considerada a produção de hidrogénio, para combustível, a partir da glicerina.

O grupo Linde é o maior produtor mundial de unidades de produção de hidrogénio, disponibilizando da tecnologia mais avançada neste domínio. A companhia é líder no desenvolvimento de estações de abastecimento de hidrogénio, estando a sua tecnologia presente em 15 países.

Sem comentários: