HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

ENE 2020 marca uma nova data histórica para a AP2H2


É com satisfação que a AP2H2 acolhe a recentemente publicada Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020), Resolução do Conselho de Ministros 29/2010.


É um documento ambicioso, que identifica claramente a energia como um novo vector de especialização da economia Portuguesa, criador de riqueza, de postos de trabalho e assegurando uma diminuição sustentada e racional das dependências energéticas de hoje (uma das maiores vulnerabilidades actuais da economia Portuguesa).


Sendo um documento ambicioso terá que ser mobilizador das vontades nacionais, empresariais, de conhecimento, das várias comunidades de interesse para que as suas metas possam ser atingidas. Ganha o País que por essa via poderá encontrar uma sustentabilidade e competitividade acrescida no médio prazo no mercado global.


É igualmente um documento que marca uma nova data histórica para a AP2H2. Por ele vê reconhecida a entrada das tecnologias do Hidrogénio nas agendas energética, económica e ambiental. É um primeiro marco pelo qual temos vindo a trabalhar, conscientes e cientes do papel que essas tecnologias podem e devem desempenhar na viabilização do novo modelo energético em que as energias renováveis terão uma contribuição largamente maioritária.


O documento anuncia a elaboração de um roteiro para estas tecnologias em linha com as iniciativas do SETPLAN e as perspectivas de evolução a nível internacional. È a acção que hoje se impões estando a AP2H2 disponível para colaborar e participar com todos os seus meios, mobilizando e envolvendo os seus associados, para que esse exercício seja realizado com a objectividade e qualidade que se exige, com uma participação alargada dos agentes actuais e potenciais tendo em vista a mobilização que as metas ambiciosas exigem.


O 3º Seminário Internacional de Torres Vedras (29 e 30 de Abril) dedicado à temática do Hidrogénio, Energia e Sustentabilidade não poderia assim ser mais oportuno. É uma primeira ocasião, que já se insere na ENE 2020, para analisarmos as experiencias internacionais na demonstração destas tecnologias, avaliarmos o estado da arte e debatermos a viabilidade da sua contribuição para a satisfação das necessidades energéticas nacionais, na linha das orientações estratégicas e dos objectivos definidos pela ENE 2020.


Com uma participação internacional alargada, o Seminário será pois a oportunidade que queremos salientar para todos os interessados nas políticas energéticas e económicas se informarem, se questionarem e estabelecerem contactos e ligações internacionais e nacionais para parcerias para novas iniciativas e projectos.


Reforçamos a qualidade do programa que se anexa. Desafiamo-lo a participar ou a fazer-se representar. Estou certo que será uma participação gratificante com vantagens pessoais e institucionais.


Espero assim vê-lo em Torres Vedras no próximo dia 29 de Abril.
Bem-vindo!

O Presidente da AP2H2,
José João Campos Rodrigues

Sem comentários: