HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estratégia Nacional para a Energia introduz hidrogénio no mix energético nacional


A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio – AP2H2 , fundada em 2003, viu reconhecido o seu trabalho e esforço com a aprovação da Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020), publicada a 15 de Abril em Diário da República, e que será apresentada amanhã no Seminário Internacional de Torres Vedras.
O documento traça novas metas para a redução da dependência energética em cerca de 25 por cento, aumentando a aposta nas energias renováveis. E é neste capítulo que está incluído o Hidrogénio, assumindo, pela primeira vez, em termos oficiais, um papel no mix energético nacional.
«O desenvolvimento das tecnologias de pilhas de combustível a hidrogénio até 2020 tem um considerável potencial de alteração do paradigma energético actual, através de sinergias com a produção descentralizada de energia através de fontes renováveis e a promoção da eficiência energética. O potencial do hidrogénio como vector energético com capacidade de armazenamento de energia será avaliado enquanto forma de viabilizar a utilização de energias renováveis em larga escala e de promover soluções inovadoras no sector dos transportes. Será preparado um roteiro destas tecnologias, em linha com as iniciativas do SET-PLAN e as perspectivas de evolução a nível internacional», refere o documento.

«O documento marca uma nova data histórica para a AP2H2. É um primeiro marco pelo qual temos vindo a trabalhar, conscientes e cientes do papel que essas tecnologias podem e devem desempenhar na viabilização do novo modelo energético em que as energias renováveis terão uma contribuição largamente maioritária», sublinha o presidente da AP2H2, José Campos Rodrigues.

Recorde-se que o seminário pretende analisar as experiências internacionais na demonstração destas tecnologias, avaliar o estado da arte e debater a viabilidade da sua contribuição para a satisfação das necessidades energéticas nacionais. Também amanhã está prevista uma sessão de apresentação de papers científicos. A fechar o evento estará Maria da Graça Carvalho, do Parlamento Europeu e Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Economia e da Inovação.

Sem comentários: